Beleza e Moda

Moda: Você sabe como usar a túnica feminina?

Atualizado em: 25/02/2013

roupa1

A túnica é daquelas peças que chamamos atemporais, ou seja, elas não fazem parte de algumas tendências que vêm, vão e somem. Em qualquer época em que forem usadas, serão adequadas, pois nunca deixam de existir. Seu uso remonta a tempos muito antigos, quando era usada por homens e mulheres. Ainda hoje, há países em que os homens a usam. Ela se caracteriza, basicamente, por ser uma peça grande, relativamente volumosa e, em sua maioria, com corte reto e mangas médias ou longas. Existem versões bastante compridas, que se transformam numa espécie de vestido, bem como exemplares menores, que são usadas como blusas. Este tipo de roupa é muito versátil, prático e proporciona looks elegantes, embora seja adequada para ocasiões informais. Confira algumas dicas para usar túnica feminina.

Usar túnica com calça

Nada impede a mulher de usar túnica com calça, especialmente em climas mais amenos, o que torna a peça adequada, também, ao outono. Mesmo em dias quentes, se a túnica for feita com tecido leve e fluído, é uma ótima opção usá-la com calças legging, por exemplo. Veja a imagem, acima, que traz um modelo bem alegre de túnica, usada com esta calça e rasteirinha. Também são boas escolhas as calças jeans, desde que não sejam muito largas. Os modelos mais justos são os mais indicados.

Existem inúmeros modelos de túnicas. Elas não precisam ser, necessariamente, coloridas e feitas em seda, como tradicionalmente se conhece. Os modelos, acima, mostram peças mais discretas, que resultam num visual mais leve e neutro. Caso a túnica seja mais curta, também é indicado usar calças justas. Quando a peça é bem comprida, calças em alfaiataria também ficam harmoniosas. Entretanto, aconselha-se não usar túnicas largas demais, pois acabam aumentando o corpo, independentemente das calças usadas.

Usar túnica como vestido

Quando a túnica é bem longa, não é preciso usar calças, pois elas já cobrem as pernas inteiras. Por outro lado, também é possível usar túnica como vestido, mesmo que ela seja mais curta. Neste caso, a dica é dar preferência para tecidos mais estruturados, mais grossos. Também é indicado que a peça seja mais justa. Quanto mais curta ela for, menos larga deve ser; senão, deixará o tronco avantajado e quadrado, ficando em desequilíbrio com as medidas das pernas. Para finalizar, vale a pena investir em cintos ou faixas, que ajudam a modelar a cintura, fazendo com que a túnica pareça menor.

Mundo das Tribos

Beleza e Moda