Beleza e Moda

História em fotos

Atualizado em: 28/12/2013

jussara-romao

Antes da moda chegar ao ponto que chegou –pasteurizada e sem qualquer identidade -, ela tinha como uma de suas características mais fascinantes refletir o momento cultural, social e econômico pelo qual estava passando uma sociedade naquele momento. Asminissaias da Mary Quant, por exemplo, marcaram o estouro de uma nova fase do movimento feminista, do lançamento da pílula anticoncepcional, do “swinging sixties” londrino que se espalhou pelo mundo. Basta você comparar a moda de rua antes e depois daquele momento para conseguir ler exatamente o que estava se passando.
O mesmo aconteceu, claro, ao longo do século XX, aqui no Brasil. E mostrando que ostreet style pode ser muito interessante quando feito de forma espontânea e natural, sem influência de grifes, a editora de moda Jussara Romão fez uma enorme pesquisa utilizando álbuns de família, instituições e acervos particulares justamente para traçar essa evolução do modo de se vestir dos brasileiros nesses 100 anos. O resultado é o livro “Arquivo Urbano“, da Luste Editores.

Mas não espere apenas um livro de fotos: as imagens são acompanhadas por textos que explicam toda a história por trás dessa linha traçada (para isso ela contou com a ajuda do jornalista Mario Mendes, que já passou pelo nosso Base Aliada e batizou o nosso Petiscos), discorrendo sobre o cenário comportamental de cada época e o impacto que o cinema, rádio, jornais, revistas e televisão tiveram no modo de se vestir dos brasileiros: “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de se vestir”, diz Jussara, que aproveita sua experiência para ressaltar a importância de doarmos fotos de nossos álbuns de famílias à instituições que preservam acervos fotográficos. Dessa forma, vamos ajudar a contar a história da nossa cidade e país para as gerações futuras e, por quê não, atuais: “Terá valido a pena registrar cada momento. Por isso minha gratidão a todas as famílias e pessoas que me ajudaram a contar como através da moda é possível conhecer e entender uma época”, ela contou ao site da revista Elle. O livro é um ótimo presente para os fãs da moda vintage, que querem conhecer um pouco mais sobre a história da moda nacional.

 

Fonte: Julia Petit

Beleza e Moda