Fashionistas viram a roupa pelo avesso no primeiro Fashion Revolution Day

BFFs: Cara Delevingne conta como Kate Moss inspirou sua carreira de modelo
26 de abril de 2014
Palestrantes de renome nacional marcarão presença na Feira do Empreendedor
26 de abril de 2014

Fashionistas viram a roupa pelo avesso no primeiro Fashion Revolution Day

Há exatamente um ano, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desmoronou, matando 1.133 homens, mulheres e crianças, deixando mais de 2.500 feridos e pelo menos 800 crianças órfãs. Para marcar esse trágico dia, que chamou atenção de todo o mundo não apenas pelo acidente, mas também pelas condições que essas pessoas trabalhavam, o 24 de abril transformou-se no Fashion Revolution Day (ou Dia da Revolução da Moda, em tradução livre).

Fashionistas do mundo todo, como a entusiasta da moda sustentável Livia Firth, a cantora VV Brown e a blogueira Susie Bubble, estão virando suas roupas pelo avesso, postando suas fotos no Instagram com a hashtag #insideout e convidando mais gente a fazer o mesmo. Algumas marcas internacionais também prepararam ações especiais. Um exemplo é a estilista americana Eileen Fisher, que fará um evento em sua loja em Londres com a exibição de “Handprint”, filme encomendado por Livia Firth e dirigido por Mary Nighy, seguida por uma palestra sobre a indústria da moda. Além disso, também ocorrem debates abertos no Facebook e no Twitter do Fashion Revolution Day.

Mais que uma forma de lembrar e homenagear todas as pessoas que sofreram com a tragédia de Rana Plaza, o Fashion Revolution Day pretende alertar os consumidores para que se tornem mais conscientes na hora de comprar — o ato de virar a roupa pelo avesso expõe a etiqueta e simboliza a preocupação com a origem e as condições em que a peça é produzida. O movimento, que começou na Inglaterra e tem Bianca Jagger entre os apoiadores, propõe transformar a forma como a cadeia de produção da indústria da moda funciona, tornando-a mais ecologicamente responsável e humanitariamente preocupada.

 

Fonte: FFW

Os comentários estão encerrados.