Beleza e Moda

Especialista indica cuidados antes de passar o esmalte

Atualizado em: 29/04/2013

abre_cuidados_com_unhas_cuticula

 Ter mãos com aspecto saudável também inclui estar com as unhas impecáveis. E não só de esmalte se faz a beleza dessa área: cuidados com a pele da região são indispensáveis. As brasileiras são uma das poucas mulheres do mundo que retiram a proteção da unha, ou seja, a cutícula. É o que diz a expert Melissa Menezes, do Beauty by Melissa.

A cutícula, uma barreira natural do corpo, serve para proteger contra infecções por microorganismos e doenças. Quando se arranca essa parte, o procedimento tem efeito rebote. "Quanto mais se usa o alicate, mais grossas e ressecadas crescem as cutículas, pois o organismo tenta “proteger” essa área produzindo cada vez mais pele", explica.

O que fazer com essa área que incomoda as maníacas por manicure? O segredo é a hidratação. Porém, para quem já tira há algum tempo, é preciso paciência para se acostumar com elas ali. A dica é o uso diário de hidratante. "Principalmente nas primeiras semanas, quando o organismo ainda tem a memória do uso de alicates e produz muita pele".

Entre as opções de produtos para a saúde das cutículas, estão alguns voltados especialmente para a área e também o multifuncional Bepantol. "Ele deve ser aplicado nas cutículas toda noite e durante o dia, sempre que possível". Para criar o hábito, deixe na sua mesinha de cabeceira, na do trabalho, no banheiro, na bolsa. Assim, as chances de esquecer são reduzidas. Como resultado, as cutículas ficam mais disciplinadas e a necessidade de hidratação diminui um pouco, mas é importante não perder o foco.

PASSO A PASSO NA MANICURE

PRIMEIRO PASSO: Ao fazer as unhas, hidrate toda a mão. Com a pele bem hidratada, a chances de aparecerem peles soltas é menor e, portanto, a tentação ao alicate também.

SEGUNDO PASSO: Aplique um creme amolecedor de cutículas e espere agir por cerca de um minuto. Nada de por os dedos de molho na água!

TERCEIRO PASSO: Após um minuto, empurre delicadamente as cutículas com uma espátula.

QUARTO PASSO: Retire o excesso de creme com uma toalhinha e ficarão visíveis os locais em que há realmente pele solta, que precisa ser retirada. Contenha-se com o alicate e retire apenas a pele solta, não mexendo na base das cutículas.

QUINTO PASSO: Nas primeiras semanas elas ficarão grossas, mas resista. Capriche na hidratação!

Marie Claire (Foto: Melissa Menezes)

Beleza e Moda