Beleza e Moda

Esmalte em gel promete ter mais brilho e durar por até 20 dias

Atualizado em: 09/05/2012

Um esmalte que dura mais tempo pode ser a alternativa para mulheres que não têm tempo de ir à manicure toda semana. Já estão disponíveis no país os esmaltes em gel, que prometem durar de 15 a 20 dias nas unhas sem lascar ou descascar e têm acabamento com brilho mais persistente que os produtos comuns.

A desenhista industrial Ying Chang, 25, aficionada por esmaltes, testou a novidade e afirma que substituiria os produtos comuns pelos de textura em gel. “Gostei muito porque dura bastante. Não descascou e não perdeu o brilho”, diz.

O manicure Remmy Forcel, que trabalha no salão MG Hair, um dos poucos que oferece o serviço em São Paulo, explica que a procura é maior pelas clientes que vão viajar. Segudo ele, a única desvantagem é que, depois de uma semana, a unha começa a crescer e a parte sem esmalte fica aparecendo.

A composição é similar à da versão convencional. A única diferença é que o produto em gel é fotopolimerizado e só seca em contato com a luz UV ou LED – sem isso, ele fica molhado por horas. Por isso, para usá-lo, é preciso ter um equipamento específico de secagem. A cabine de LED leva 60 segundos para secar as unhas enquanto a UV leva três minutos. Ambas também são usadas para aplicar a unha em gel, mas o esmalte em gel não deve ser confundido ela, que dura de dois a três meses, com manutenção de 15 em 15 dias para reaplicação dos produtos.

Remoção

Para retirar o esmalte em gel, deve-se lixar a superfície da unha com uma lixa abrasiva para deixá-la porosa. Deixe as unhas de molho em um produto para remoção de esmaltes. Pode ser o específico para os produtos em gel, que leva de 15 a 20 minutos, ou acetona, que demora mais tempo, cerca de 30 a 40 minutos.

Depois, com a ajuda de uma espátula, remova o esmalte. Ele sai sozinho, como se fosse uma capa de plástico. Passe uma lixa em formato de bloquinho para tirar qualquer resíduo que tenha sobrado.

Uol

Beleza e Moda