Ensaio fotográfico mostra corpo de mulheres depois da gravidez

Atenção: Últimos dias de vacinação contra poliomielite
19 de junho de 2013
Ortotrauma realiza coleta de sangue visando os festejos juninos
19 de junho de 2013

Ensaio fotográfico mostra corpo de mulheres depois da gravidez

Estrias, cicatrizes, flacidez, quilos a mais. Essas e outras marcas costumam causar angústia e preocupação nas futuras mães. Mas não foi bem assim que a fotógrafa americana Rachel Barlow enxergou sua nova forma física depois do nascimento do filho, hoje com dois anos.

Para ressaltar as evidências que a gestação e o parto deixaram no seu corpo, ela criou o ‘Beauty Revealed Project’ (Projeto Beleza Revelada, em tradução livre). “Idealizei esse ensaio fotográfico para registrar as marcas que o parto do meu filho deixou no meu corpo. Eu queria ver lindas imagens das estrias e da cicatriz da cesárea antes que elas desaparecessem”, conta Rachel.

“O objetivo do projeto é mostrar corpos reais. Queremos ajudar as mães a gostarem de suas formas pós-parto. Acredito que as fotos também nos ajudam a respeitarmos outras mulheres e suas aparências”, afirma Rachel, que conta com a ajuda da fotógrafa Darien McGuire e outros profissionais para fazer os retratos.

Autoestima

O projeto “Beauty Revealed” começou com 15 voluntárias. Logo depois da primeira sessão, as imagens divulgadas na internet já causaram impacto positivo na autoestima das mulheres, segundo Rachel. “Elas viam as fotos e achavam lindas. Muitas queriam participar também. A resposta foi impressionante.”

Mesmo diante de belas imagens, não é tão fácil tirar a roupa para a lente de uma câmera. “As mulheres chegam até nós muito nervosas. Os fotógrafos e eu desenvolvemos um trabalho intenso para ajudar as mães a se sentirem à vontade. Sentamos com elas, conversamos sobre nossas experiências de parto, nossos corpos e nossa rotina. Quando elas se sentem acolhidas, fica mais fácil relaxar”, afirma Rachel.

Delas

Dani Rabelo
Jornalista do WSCOM Online, sócia e editora-chefe do Portal Mulher de Fato, cantora nas horas vagas, tagarela, observadora, carioca da gema e pessoense de coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *