Beleza e Moda

Dicas de make para uma boca perfeita

Atualizado em: 14/04/2015

boca-perfeita-wh_10

Conheça algumas técnicas de maquiadores experts para não erra na aplicação das diferentes texturas e como fazê-las durarem a noite toda

 

Ogloss, dá para passar até sem espelho. O batom exige mais capricho. A versão líquida é novidade. Ele  tem textura leve e formato semelhante ao gloss, mas muito mais pigmentação. “O resultado é igual ao de um batom sólido – cremoso, mate ou cintilante. É mais indicado para mulheres jovens, que não têm linhas de expressão ao redor dos lábios.” A versão mate deixa os lábios sem brilho nenhum. “Nesse caso, a identidade da cor prevalece porque ela fica mais pura”, fala Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem da rede Jacques Janine.

É indicado para todas, mas pode diminuir um pouco a boca. O tipo cremoso, tradicional e nosso velho conhecido, tem uma textura mais hidratante, macia e confortável. “Ele proporciona um acabamento mais viscoso, porém não tão brilhante como o gloss e nem tão seco como o mate.” Finalmente, os cintilantes contêm micropartículas de brilho na composição, o que cria um efeito metalizado na cor.

Como aplicar?

Existem várias maneiras de aplicar o batom. E cada uma rende efeitos absolutamente diferentes. O make-up artist Lu Ramos, do salão MG Hair Design, em São Paulo, explica.

Se você aplicar a cor com a ponta dos dedos, vai ter limites pouco marcados e um look mais apagadinho, de quem acabou de ser beijada. “Perfeito para uma quente tarde de fim de verão”, fala Ramos.

O objetivo é fazer sua boca aparecer antes mesmo de entrar na festa? “Use pincel. O tom fica mais preciso e intenso.”

Vermelho poderoso

A cor é tão icônica que merece uma aplicação específica! “Você vai precisar delinear os lábios com lápis exatamente da mesma cor para garantir um desenho perfeito”, fala o maquiador André Veloso, queridinho da atriz Camila Pitanga e da cantora Maria Rita e eleito o Rei da Boca Vermelha pelas globais. Dá até para corrigir pequenas imperfeições e diferenças naturais entre um lado e outro.

Bala na agulha

E aqui vai mais um truque. “É preciso deslizar o batom, do centro para as laterais da boca, em cima e embaixo. Nada de fazer a apressada e aplicar apenas no lábio superior e depois misturar no inferior. Isso deixa o V mal-acabado e a cor muito mais fraca”, finaliza Lu Ramos.

Bocão

Sim, você pode querer diminuir o tamanho dos lábios. “Esse desejo parece estranho para muitas, mas é comum em quem tem boca carnuda e é louca para usar um vermelhão, mas acha que fica exagerado”, diz o maquiador Kaká Moraes. E tem jeito! “Use o que sobrou do corretivo ou da base no pincel para apagar a linha original dos lábios. Então, com a ponta dos dedos, vá espalhando o batom a partir do centro da boca, com batidinhas para não marcar o contorno.” Além disso, tons escuros dão a impressão de lábios menores.

…E quem não tem

Quer bocão de Kylie Jenner? Diz a lenda que a irmã de Kim Kardashian usou um aparelho que suga os lábios e incha a boca por alguns dias (apesar de jurar que é tudo efeito de maquiagem). “Para conseguir o bocão da it-girl, passe lápis de boca bem no limite dos lábios. Em seguida, preencha com batom da mesma cor e gloss transparente para o brilho, o que ajuda a criar a ilusão de lábios ainda mais carnudos”, fala Jorge Marques, maquiador do Espaço Contemporâneo Prime, no Rio de Janeiro.

Boca com beijo embutido

Ela tem formato de coração, com arco de cupido bem arredondado. “Para ficar mais moderno, vale fazer os cantos com o dedo médio, puxando a cor para o centro”, diz José Luiz, maquiador da marca Guerlain. Segundo o expert, é a boca que atrai os homens.

Beijo tatuado

Para o batom durar depois de vários drinques e jantar, passe o lápis, mais seco, no lábio todo antes de usar o pincel com o pigmento. “Vale ainda apostar na textura mate, que, sobre lábios bem preparados e hidratados, dura a festa toda”, diz Lu Ramos.

Os tons do ano

Prepare-se para usar marsala, eleita a cor de 2015. Ela combina com o outono/inverno. Vinho e cereja também prometem dar o que falar. E os nudes, que já estavam no nécessaire de verão, devem continuar com lugar cativo. “O nude e o cereja vão bem de dia e de noite, mas é importante trabalhar um pouco mais o restante do make para não ficar pálida”, diz Chloé. O marsala chama a atenção e pode segurar um look com máscara para cílios, apenas, ou até com um delineador. “Os acabamentos serão mais naturais.”

Lançamentos

Os lançamentos são de ficar de boca aberta. Escolha seu tipo e recheie o nécessaire para cada estado de espírito!

Da Redação com MdeMulher

 

Beleza e Moda