Beleza e Moda

Dicas de compras: como saber se a roupa serviu bem?

Atualizado em: 09/09/2013

cal%C3%A7a

Não é raro ver mulheres na rua vestindo roupas curtas ou compridas demais, apertadas, largas ou com cortes que não as servem direito. A peça, para que fique elegante e valorize a figura, deve ser exatamente do tamanho da pessoa que a usa. Para isso, é preciso ficar atenta a alguns detalhes-chave na hora de provar a peça e, muitas vezes, fazer ajustes.

“A tendência do consumo é encontrar tudo pronto e não ter trabalho. Porém, isso nem sempre é o melhor”, afirma a consultora de estilo e imagem María Julia Costa. Segundo ela, se você encontrou uma calça que serve perfeitamente na cintura, mas fica curta, o melhor a fazer é comprar o número maior e mandar ajustar. Confira algumas dicas para comprar roupas.

Calça jeans

Se parecer difícil escolher a calça jeans ideal, a especialista afirma que “ela não pode apertar na cintura, senão fica insuportável. Você vai usá-la três vezes e guardá-la no fundo do armário.” Certifique-se de que a peça ficou confortável no corpo.

O tecido que esconde o zíper não pode ficar repuxado – ele deve fechar naturalmente.

Se o corte for reto, a calça não pode ficar muito curta. “O comprimento ideal é na metade da altura do salto”, ensina María Julia. Se você não for usar salto, a barra tem de ficar a 3 cm do chão. “Certas calças você só vai usar com salto, e outras, só com sapatilha, senão não ficam elegantes”, afirma.

Camisa

Algodão: os botões não podem ficar abertos ou repuxados, e a peça deve ser um pouquinho folgada. Se o modelo for executivo, o comprimento deve ir, no máximo, até a metade do bumbum. Se for casual, pode ser curto e usado por fora da calça.

Seda: podem ficar mais largas no corpo.

“A costura do ombro, que une as costas da camisa às mangas, deve ficar exatamente em cima do ossinho, senão passa a impressão de que o ombro é caído”, alerta a personal stylist.

Existem três tamanhos de manga: 7/8, ¾ e a tradicional, que é longa. A altura do punho deve respeitar essas medidas. “Há também a manga curta, mas ela é muito informal”, diz.

Lembre-se que a camisa feminina é mais acinturada do que a masculina.

Casaco

Segue, basicamente, as mesmas regras que a camisa, com a diferença de que deve ficar um pouco mais folgado, já que será usado por cima de outra peça.

Certifique-se de que ele esteja bem alinhado no ombro e na manga. “Leve a mão à frente do peito. A manga deve ficar exatamente sobre o ossinho do punho”, ensina a especialista.

T-shirt

Deve ser exatamente do tamanho que a pessoa veste, nem muito larga e nem justa.

Os modelos informais são mais compridos. Já o tradicional fica na altura do quadril, de modo que uma das pontas possa ser colocada dentro da calça e o resto fique solto. “Monte um look com a T-shirt podrinha tradicional, calça jeans e blazer”, sugere María Julia.

Dica: o decote redondo muito fechado (mais próximo ao pescoço) não valoriza nenhum tipo de corpo. “Os seios grandes ficam maiores ainda, e os pequenos, menores”, afirma a consultora. Prefira a gola V ou redonda mais aberta. Quem tem o corpo do tipo “triângulo invertido” pode se beneficiar do modelo de ombro caído, que estreita essa região.

Bolsa de Mulher

Beleza e Moda