Beleza e Moda

Dicas: Como cuidar das unhas manchadas

Atualizado em: 28/09/2012

unhas1

Formadas por cálcio, lipídios, ferro e queratina, as unhas são protegidas pela cutícula, que, aliás, não deve ser removida, somente empurrada, para evitar expor a pele a infecções e bactérias. Unhas manchadas podem indicar problemas de saúde, ou falta de nutrientes no organismo. Quando as unhas estão com pequenas manchas brancas, por exemplo, pode ser um sinal de que estão faltando proteínas e zinco no organismo.  Se as manchas persistirem pode ser um indicativo de problemas renais, sendo necessário consultar um médico.

Quando as unhas estão com manchas amareladas ou amarelas – o que é comum em fumantes – pode ser sinal de diabetes, doenças do fígado e excesso de betacaroteno no corpo. Manchas roxas podem indicar doenças cardíacas, tumores e micoses. Já as esverdeadas podem significar que as unhas estão sofrendo com micoses ou infecções causadas por bactérias, enquanto as manchas escuras nas unhas podem se referir a problemas do coração.

Dicas para tratar e prevenir unhas manchadas

Para tratar e prevenir unhas manchadas  é preciso tomar algumas precauções como levar sempre seu kit próprio à manicure, não cortar com alicate ou tesoura as cutículas das unhas e evitar esmaltes que sejam feitos à base de formaldeído e tolueno. Utilizar luvas para lavar a louça também é uma forma de prevenir dermatites de contato, além de evitar tirar os cantos das unhas.

Entre os cuidados necessários para tratar unhas manchadas estão usar hidratantes para as unhas, ter uma alimentação equilibrada com alimentos que ajudam a formar queratina como castanhas, ovos e grãos integrais, além de evitar lavar as mãos em água quente para não causar o ressecamento da pele.

Mundo das Tribos

Beleza e Moda