Beleza e Moda

Depois de tanta folia, é hora de relaxar os pés

Atualizado em: 03/01/2015

spapés

Natal e Réveillon é tudo de bom! É a época de confraternizar com a família, reencontrar os amigos. É também o período dos excessos: com a alimentação, o consumo de álcool, e as festas.

Na passagem do ano, então, é quando mais extravasamos. Muitas pessoas caem na “gandaia” e dançam até o dia raiar. Em compensação, depois o corpo se sente como se tivesse passado um rolo compressor por cima.

spapes1
As mulheres são as que mais sofrem, em especial por causa do salto alto. É aí que a técnica de escalda pé pode aliviar bastante os sintomas do cansaço nos pés, além de manter a saúde daqueles que são responsáveis por sustentar o nosso corpo.

Pensando nisso, separamos algumas receitas simples de fazer em casa que irão ajudá-la a livrar-se dos sintomas causados aos pés depois de uma noitada de Réveillon, como cansaço, inchaço e desconforto. Confira!

spapes2

Receitas de escalda pés

Tradicional: coloque um pouco de água no fogo. Assim que esquentar, coloque em uma bacia e adicione um pouco de sal, essência de eucalipto ou cânfora. Quando a temperatura tiver suportável, coloque os pés de molho por alguns minutos.

Água termal: para potencializar o efeito regenerativo da receita tradicional do escalda pés, use água termal. Ela tem fins terapêuticos e pode ser uma grande aliada nos cuidados com a pele por ser extraída das rochas e possuir alta concentração de minerais.
spapes3
Para combater o inchaço: ferva a água e coloque em uma bacia com duas colheres (sopa) de sal. A mistura irá ajudá-la a drenar o excesso de líquidos e a reduzir o inchaço dos pés.

Dica: repita esse escalda pés três vezes por semana. Ele também ajuda a combater infecções causadas por fungos.

Refrescante: em uma bacia com água quente adicione rodelas de laranja, eucalipto, sal grosso e galhos de hortelã, dando sensação de frescor aos seus pés.

Dica: adicione pedrinhas levemente pontiagudas ou bolas de gude, elas irão massagear os pés e estimular a circulação.

Revigorante: para revigorar os pés, adicione alecrim, arnica, pétalas de rosas vermelhas e sal grosso em uma bacia com água quente.

Dica: quem não tem bolinhas de gude ou pedrinhas pode substituir por grãos de feijão, que dão o mesmo resultado.spapes4

Leite integral: em uma bacia coloque leite integral morno com pétalas de rosas ou essência, para perfumar os pés. Após alguns minutos, aplique um esfoliante nos pés, massageando-os. Finalize com um hidratante.

Atenção:
– independente da receita que você utilizar, coloque no fundo da bacia bolinhas de gude. O movimento sobre elas irá massagear os seus pés e ajudar a estimular a circulação;
– o horário mais adequado para fazer um escalda pés é à noite.

Fonte:UOL

Beleza e Moda