Beleza e Moda

Delineador intacto o dia todo: macetes INFALÍVEIS que nunca te ensinaram

Atualizado em: 13/06/2015

como-fazer-o-delineador-durar-mais-principal

Você é daquelas que não abrem mão de um belo delineado e que ama fazer o contorno dos olhos com cores escuras? Tem muita gente que é viciada em delineador, mas enfrenta um probleminha recorrente: quando vai se olhar no espelho, esperando ver o delineado perfeito – ou, ao menos, razoável – se depara com o olho todo borrado! O Bolsa de Mulher entrevistou a maquiadora Natalia Antunes, da LUMI Cosméticos, e ela ensinou alguns truques infalíveis para fazer o delineador durar o dia todo.

Como fazer o delineador durar mais?

Dica 1: Preparação da pele

Segundo Natalia, a preparação da pele dos olhos é fundamental, principalmente em peles mais oleosas. Se você aplicar o delineador diretamente na pele sem qualquer produto que fixe ou deixe o local mais seca, a chance de o traçado borrar ao longo do dia será maior. “Você pode passar primer e pó. É o ideal, mas se tiver só o pó, não tem problema. Já fazer com que a textura das pálpebras fique mais seca e melhor para receber o pigmento”, explica. Mas, não substitua o pó ou primer por corretivo. “Fica uma ‘meleca’ depois”, explica a maquiadora.

Dica 2: Textura do produto

Cada tipo de delineador têm uma fixação, pigmentação e durabilidade

Outra coisa que Natalia chama a atenção para como fazer o delineador durar mais tempo é o tipo de delineador escolhido.

  •  O delineador líquido é aquele mais comumente encontrado nas farmácias, e são feitos normalmente à base de silicone e cera. Ele vem com aquele aplicador, mas também pode vir em formato de caneta. “É o que costuma durar mais na pele, mas requer mais prática na hora de fazer o traçado”, diz.
  • O delineador em gel ou em creme costuma ser fácil de aplicar: basta um pincel chanfrado. A cobertura deles é bastante intensa, mas, de acordo com Natalia, costumam ter pouca durabilidade e fixação.

Dica 3: Usar sombra sobre o delineador

O segredo de Natália é aplicar o delineador normalmente, esperar um pouquinho e, antes de ele secar completamente, colocar, bem cima do traço, um pouco de sombra preta ou marrom, ou da cor do delineador, com um pincel chanfrado. Ela garante: isso faz o delineador durar mais.

Porém, a profissional avisa que este passo deve ser feito antes que a pele toda esteja preparada, pois é grande a chance de cair um pouco de sombra embaixo dos olhos e estragar toda a base, corretivo ou o que quer que você tenha utilizado para cobrir a cútis. Se você seguir esses passos, terá a maquiagem mais duradoura e vai fazer o delineador ficar mais preto.

Dica 4: Passe spray fixador

Outra coisa que pode funcionar é o spray fixador de maquiagem. “Se você fizer o passo da sombra, ele pode ser um aliado. As finalidades do spray de maquiagem são diminuir os poros e deixar a pele menos receptiva a agentes externos. Ela fica menos receptiva a agentes externos, fica menos oleosa. Dá um efeito gelado, que ajuda a maquiagem a ficar mais seca e, por isso, a chance de borrar é menor”, explica.

O que NÃO fazer?

Algumas pessoas usam pó translúcido para ajudar a fixar o delineador, mas Natalia não aconselha. “Ele ajuda a fixar mais a sombra em geral, o pó e a base da pele. Serve mais para conter a oleosidade, mas, para delineador, não segura, e deixa com um efeito opaco, estranho, mesmo com o truque da sombra por cima do delineado. Além de que temos que tomar muito cuidado com o pó translúcido nas fotos. Apesar de ser transparente, ele pode aparecer com o flash e não fica legal”, esclarece a maquiadora.

O pó normal também não é uma boa ideia. Deixa traço opaco, tirando o efeito preto, e, se você aplicar mais delineador por cima, é provável que, depois de um tempo, craquele, porque as camadas ficarão muito grossas.

Borrou: e agora? Como consertar?

Supondo que você não teve tempo de seguir as dicas da Natalia, ou que você tenha, por exemplo, coçado o olho ou suado demais e o delineador tenha borrado.

A maquiadora tem duas dicas:

  • Se você tiver com uma sombra de cor semelhante à do delineador, pegue um pincel de cerdas macias e dê uma esfumadinha, juntando o borrado com o traço na pálpebra móvel.
  • Caso você não esteja munida de sombra, ande sempre com um cotonete de hastes flexíveis. Onde estiver borrado, faça movimentos circulares, rodando de leve, sem água ou demaquilante, só com o cotonete mesmo, até que as manchinhas saiam.

 

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Beleza e Moda