Beleza e Moda

David Mallett, o hair stylist de celebridrades como Penelope Cruz, Demi Moore e Carla Bruni.

Atualizado em: 24/02/2015

David-Mallett-e-Martin-Kala_003

David Mallett é o hair stylist responsável pelos penteados dos desfiles e campanhas de marcas como Chanel, Dior e Givenchy, além de cuidar do cabelo de celebridades como Penepole Cruz, Demi Moore e da primeira dama francesa Carla Bruni Sarkiozy. Foi ele que, à convite da Seda, abriu a 3ª edição do Pense Moda, numa palestra que abordou desde sua trajetória profissional até importantes conselhos valiosos para quem deseja trabalhar não só no ramo de beleza, como em toda indústria da moda.

Seu primeiro contato com moda, aconteceu por meio de publicações britânicas dos fins dos anos 70 e começo dos 80  como Vogue, The Face e i-D. É justamente nesse cenário marcado por forte mudanças sócio-culturais que David começa a fazer suas primeiras experiências com cabelos, sempre muito influenciado pelo estilo e música da época que ecoa hoje em seus trabalhos.

Aos 26 anos se mudou para Londres com o simples objetivo de tentar a vida como cabeleireiro. Acabou viajando para outros países da Europa como França e Itália sempre acumulando técnica e experiência de vida, que segundo ele, “foram essenciais para sua formação profissional”. Um ano depois, em Paris, decidiu se juntar a uma agência a qual lhe enviou para um trabalho com a famosa editora de moda Emanuelle Alt (hoje braço direito da editora da Vogue francesa, Carine Roitfeld) e o fotógrafo Jean Baptiste Mondino. A tarefa? Cuidar do cabelo de ninguém menos que Lenny Karvitz para uma seção de foto.

O resultado deu tão certo que Mallett ganhou o aval de Emanuelle para uma série de outros trabalhos, sendo por ela recomendado a uma série de fotógrafos e profissionais da moda. “Há um pouco de destino em tudo que fazemos”.

Daí para frente, sua carreira não parou de subir. E nem por isso Mallett se acomodou. “É preciso estar sempre em evolução” afirma. E para isso é de extrema vitalidade que qualquer profissional de área mantenha-se atualizado sobre o mercado e conceitos de beleza – “sempre em mudança” – e busque sempre novas inspirações em todas as coisas.

Após 30 anos de trabalho, Mallett ainda se sente nervoso antes de um trabalho. Em momentos onde não encontra inspiração, se refugia em livros e filmes em busca de alguma referência criativa. “Num shooting você tem que ter visão, pois lhe dão uma imagem e você precisa ir além, precisa evoluir com ela, fazer algo seu.”

Ao longo de sua carreira acumulou uma seleta cartela de clientes (modelos e celebridades) que não gostavam de frequentar os tradicionais salões de beleza, e por isso acabavam cortando e cuidando de seus cabelos na própria casa de Mallett. Em certo ponto, quando começou a ficar cansado da rotina incerta e exaustiva dos trabalhos com moda, passou a considerar abrir um salão – algo que não fazia há 17 anos.

Após conversar com alguns amigos, escutar conselhos e acidentalmente encontrar um sócio, abriu seu próprio salão para atender sua crescente lista de clientes exigentes que buscavam no trabalho habilidoso trabalho de Mallett um pouco do sonho que a moda tem para oferecer as pessoas.

Assim, mantém hoje seu salão com cerca de 15 funcionários, “todos amantes de moda” onde cuida com muito luxo e exclusividade do cabelo de alguma das mais importantes e celebradas personalidades do mundo da moda, música e cinema.

Fonte: Agencia Cartaz (Texto Luigi Torre)

 

Beleza e Moda