Beleza e Moda

Customização de camiseta: dicas e ideias para personalizar suas roupas

Atualizado em: 06/04/2015

customizacao-camiseta

Customização de camiseta! Aprenda como deixar suas camisetas básicas com uma cara nova de forma fácil e dar um up no seu guarda-roupa

Quando o assunto é customização de roupas a palavra que logo vêm à mente é exclusividade. Customizar uma peça é realizar alguma intervenção na aparência original da mesma e torná-la em algum aspecto única e personalizada para você.

Além da principal vantagem da customização de gerar roupas exclusivas, um outro benefício é poder reinventar uma peça que não está mais em uso, modernizá-la ou até transformá-la em uma outra peça.

Para isso, existem inúmeras técnicas de customização, desde as mais complexas (que envolvem habilidades de costura) até as mais simples (como apenas dobrar a peça de um jeito diferente), mas com criatividade e paciência é possível unir ideias, combinar materiais e assim criar novas formas de personalizar suas roupas sem muita complicação.

Confira ideias e tutoriais fáceis para customizar camisetas e deixá-las com uma cara nova sem sair de casa e sem muito trabalho.

Materiais que você pode usar na customização:

Assim como existem diversas formas de customizar suas roupas, existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados no processo: tachas, botões, paetês, tecidos e muito mais.

Cada técnica tem sua lista de material específica, mas alguns materiais são bastante recorrentes na hora de personalizar peças. Saiba quais são os principais itens para realizar uma customização:

Tesoura

Tinta e cola para tecido

Pincel

Lápis

Moldes de papel

Linha e agulha

5 ideias de customização de camisetas

A variedade de técnicas de customização é enorme, portanto é uma prática que pode ser adotada por mulheres de diferentes estilos e idades. Confira algumas opções para customizar suas camiseta e escolha a que mais combina com você para testar em casa.

1. Decotes nas costas

 decote-nas-costas

Uma ótima maneira de renovar a aparências de suas camisetas é transformá-las em outros modelos de blusa. Aqui, a ideia é realizar algum recorte na parte de trás da camiseta. Para isso você vai precisar apenas da camiseta a ser customizada e uma tesoura (caso queira realizar marcações para o corte, use um lápis).

Algumas opções de decotes nas costas: recortar uma cava profunda e oval, imitando o decote de um body, fazer um recorte formando uma abertura na parte inferior da blusa ou ainda criar algum desenho com os recortes (corações, caveiras, cruzes).

2. Franjas

 franjas

Ainda seguindo a linha simples de customização “camiseta+tesoura”, é possível modernizar a peça criando franjas em suas extremidades (mangas e barra). Existem as franjas simples, franjas trançadas, mais elaborada e uma ótima opção para customizar abadás ou produzir top croppeds e as “franjas presas” nas costas ou na lateral que criam uma transparência interessante.

3. Cavas e outras opções de corte

 cavas-cortes

Há ainda outros tipos de cortes que podem ser feitos para modernizar uma peça: recortes na gola e na lateral (deixando a blusa mais cavada), a interferência nas mangas (rasgos, desfiados e a famosa manga dobradinha) e o recorte para criar uma amarração na camiseta.

4. Aplicações

tachas

Uma alternativa barata e super estilosa para personalizar e customizar camisetas é fazer aplicações com tachas, spikes, correntes, paetê e pedrarias. É fácil encontrar esses itens em lojas de aviamentos e pedraria. Os efeitos visuais dependem do tipo e da quantidade de aplicações.

Os spikes e as tachas trazem um toque de agressividade ao look, ficam bem aplicados na gola, sobre os ombros e nas mangas da blusa, assim como as correntes. Já o paetê e as pedrarias formam look mais glamourosos. Podem ser aplicados nos mesmos locais que as demais aplicações ou contornar toda a peça. Além disso, todos os tipos de aplicações também podem formar desenhos e texturas no centro da camiseta.

 

5. Estampas

estampas

A forma mais comum e simples de customização é a estampa. É possível criar e recriar inúmeros desenhos e utilizar diferentes técnicas de pintura, ou seja, a personalização por meio da estampa se desdobra em várias técnicas de pintura.

Uma das formas mais fáceis de estampar sua camiseta é criando um molde com papel e pintando através dele. Ele pode ser vazado e a estampa ser gerada pela definição das formas ou ser inteiro e o desenho ser formado apenas pelo contorno do molde. Os dois efeitos são bastante diferentes, mas tem em comum a facilidade de atingir bons resultados com a customização. Pode ser feita com desenhos ou frases.

Existem também estampas específicas, como o tie-dye (muito ligado a cultura hippie), dip-dye, animal print, galaxy, étnica, floral e muitas outras. As técnicas de produção de tais estampas são diferentes, mas, em geral, não são difíceis de serem reproduzidas.

O tie-dye significa amarrar e tingir, a técnica consiste basicamente nesses passos e combina cores distintas. Já a estampa dip-dye forma o efeito degradê nas peças e geralmente é realizada com cores de um mesmo tom. Algumas estampas reproduzem os efeitos visuais de algum elemento ou estilo com é o caso da animal print, da galaxy, a floral e a étnica.

Independe do tipo de estampa é preciso lembrar que uma camiseta estampada compõe looks mais informais e descontraídos, pois normalmente são peças coloridas. Para deixar o visual equilibrado combine a peça estampada com peças neutras.

Fonte: Dicas de Mulher

 

Beleza e Moda