Beleza e Moda

Cuidados com os cabelos devem ser redobrados no verão

Atualizado em: 25/11/2013

1343

O cabelo é considerado uma moldura para o rosto, um verdadeiro cartão de visitas. E com a proximidade do verão, os cuidados devem ser redobrados. Junto com o sol e o clima mais quente, a estação é marcada pelos banhos de mar ou piscina. Para prevenir o enfraquecimento dos fios, o consultor estratégico de cabelos de O Boticário, Viktor I, dá dicas para manter os cabelos sedosos nos períodos de altas temperaturas. Quais os cuidados que o cabelo deve receber antes de enfrentar sol, mar, vento, cloro? Como deixar os cabelos bonitos e hidratados? Quais os cuidados diários que se deve ter?

Recentemente, O Boticário ampliou o portfólio de produtos para cuidados com os cabelos. A linha Cuide-se Bem Cabelos, por exemplo, conhecida por proporcionar um cuidado eficaz e prático no cotidiano das mulheres, conta com produtos especialmente desenvolvidos para diferentes tipos de cabelo da mulher brasileira (cacheados, lisos e fios hidratados). A linha traz produtos especiais, de fácil aplicação e de efeito imediato, que podem ser utilizados nesta época do ano, com excelentes resultados. “No verão, o sol causa maior dilatação da cutícula dos fios, fazendo com que o cabelo perca seus nutrientes, o brilho e fique ressecado”, explica o consultor estratégico de cabelos de O Boticário, Viktor I.

Os cuidados devem começar antes mesmo da temporada mais quente do ano, para que o cabelo entre no verão já com força e vitalidade. A utilização de máscaras de tratamento ajudará a repor os nutrientes dos fios e sua massa capilar. A linha Nativa SPA possui diferentes opções de máscaras, cada uma para uma necessidade específica do fio. O uso delas pode ser feito de uma a duas vezes na semana, dependendo do tipo e necessidades de cabelo. Para potencializar o efeito de tratamento, experimente acrescentar algumas gotas de óleo de tratamento capilar na sua máscara, isso garantirá uma ação ainda mais hidratante aos fios. Depois de todo o processo, enxaguar muito bem os cabelos, lembrando que o uso da máscara não substitui o condicionador, que sela as cutículas dos cabelos, evitando o aparecimento de pontas duplas e o frizz.

Quando for expor os fios ao sol, use produtos com filtro solar, cujas fórmulas contenham também Manteiga de Karité e Pantenol, reconhecidos por suas propriedades nutritivas, hidratantes e condicionantes. Exemplo do Golden Plus Creme Sem Enxágue Termoativado, que também possui extrato de Girassol, Vitamina E e agentes antioxidantes, que ajudam a proteger os fios da radiação UV.

Após o banho de mar ou piscina, é fundamental utilizar um shampoo de cuidados diários e não um de limpeza profunda. Pode usar água morna – até 25 graus. “Para dar um brilho extra, um segredo é, no último enxágue, utilizar água bem fria. Esse choque térmico é um tratamento ótimo para o cabelo ficar brilhoso e com aspecto saudável”, explica Viktor I.
Para os fios encaracolados, que nesta época do ano podem ficar mais ressecados, uma dica é utilizar Nativa SPA Creme sem Enxágue Restauração dos Fios, que contém filtro UV e ativos que protegem e reparam os cabelos contra os danos do ambiente. Outra opção é o Cuide-se Bem Ativador de Cachos. O produto deve ser usado nos cabelos úmidos, logo após o uso do creme para pentear da mesma linha. Ele ajuda a definir os fios e previne o aparecimento do frizz.

Acompanhe mais dicas do consultor estratégico de cabelos de O Boticário, Viktor I:

Passo 1 – Proteção

Abuse dos chapéus, bonés e produtos que protegem os fios dos raios solares e mantenha os cabelos sempre limpos. Para alcançar os melhores resultados, é preciso fazer uma limpeza mais profunda dos fios e do couro cabeludo com o Pré Shampoo de Argiloterapia de Nativa SPA. No verão, o suor e a umidade podem facilitar problemas como seborreia, caspa e outros tipos de fungos no couro cabeludo.
Ao sair do mar e da piscina, enxaguar bem os cabelos, cuidado que evita danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

Passo 2 – Hidratação

A escolha de um shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo é o primeiro passo, assim como o uso de máscaras capilares que possuam fator de proteção solar. Hidratações regulares previnem o ressecamento.

Cabelos úmidos presos, não!
Tudo bem que o calor obriga a prender as madeixas, mas só se for com eles secos e hidratados. No verão, a umidade deixa os fios mais fragilizados e o hábito de prendê-los molhados pode resultar em danos à estrutura dos fios.

Passo 3 – Secador

Nas temperaturas mais quentes, coloque o secador de lado e aproveite para deixar os fios secarem naturalmente. Assim eles se mantêm bonitos e com aspecto de saúde. Aproveite para passar um óleo finalizador, que além de hidratar os fios e reduzir o frizz, ainda ajuda na secagem mais rápida do cabelo!

Resultado Final

Fonte: Assessoria

Beleza e Moda