Beleza e Moda

Conheça os malefícios de dormir maquiada

Atualizado em: 27/09/2012

Demaquilante

Quem nunca teve preguiça de tirar a maquiagem depois de uma festa ou dia cansativo de trabalho? Parece que as britânicas são experts nisso.

Segundo pesquisa divulgada pelo site Female First e realizada pela rede de clínicas de estética Specialist Make up Services, 79% das mulheres do Reino Unido não retiram a maquiagem antes de dormir e nem mantêm cuidados noturnos com a pele diariamente!

Adriana Awada, dermatologista do Hospital e Maternidade Brasil, explica que esse hábito pode ser prejudicial para a pele. “A própria maquiagem acaba guardando sujeiras, pó, poluição e suor que acumulamos durante o dia e, se não forem removidos, irão acabar causando acne ou alguma outra infecção no local”, conta a especialista. Além disso, a longo prazo, a pele pode ficar com poros abertos e sem brilho.

Se ainda não se convenceu, saiba que é durante a noite que a cútis absorve melhor os nutrientes, pois não sofre com agentes externos. Mas para isso, precisa estar limpa.

Como limpar a pele corretamente

“O ideal para retirar a maquiagem é investir no demaquilante. Para demaquilar, prefira o uso do algodão ao invés da toalha. Assim fica garantida a praticidade e higiene no processo. Está liberado o uso de qualquer produto que esteja autorizado pela Anvisa", alerta Thiago Alencar, maquiador da Archy Make Up (SP).

Apenas evite os lenços umedecidos comuns, dando preferência aos lenços demaquilantes. Alencar também informa que a ação do produto não é 100% eficaz, mas que ameniza o volume de pintura no rosto e pode, de vez em quando, ser utilizado.

Para aquelas que estão todos os dias de maquiagem e não querem prejudicar o rosto, o indicado é apostar em um creme hidratante após a limpeza da pele. “Primers, tratamentos anti sinais e cremes só podem ser passados sobre a pele depois de limpa”, informa Alencar.

“Ao escolher o demaquilante, é importante levar em consideração tipo de pele e a quantidade de pigmento a ser removido. Por exemplo, os demaquilantes oleosos têm uma remoção mais eficiente que os líquidos à base de álcool, pois aderem melhor aos pigmentos”, acrescenta o maquiador.

Alencar listou cinco passos para retirar completamente o make, sem que fiquem alguns resquícios da pintura. “Uma dica para não esquecer nenhuma área do rosto é dividi-lo em quadrantes”, explica o maquiador. Confira as dicas:

1 – Primeiro retire o make na zona do T (testa, nariz e queixo).

2 – Sempre faça movimentos suaves. Não é a força que vai retirar o make, mas sim o demaquilante. Para reforçar, passe o algodão com o produto da região do colo para o queixo.

3 – Depois, aplique o algodão em movimentos circulares da ponta do queixo, passando pelos lábios até a ponta do nariz.

4 – Feito isso, retire o make novamente da ponta do nariz, mas agora, passando pelos olhos e terminando nas sobrancelhas.

5 – Por fim, aplique o demaquilante das sobrancelhas até a raiz do cabelo.

Corpo a Corpo

Beleza e Moda