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Como ter unhas fortes e poderosas já!

Atualizado em: 03/04/2015

unhas fortes

Saiba como deixar as unhas fortes e acelerar o crescimento

 

Você acha lindas as mãos de sua amiga, com unhas longas e bem cuidadas? Mas, quando olha para as suas, que decepção! Curtinhas, demoram um tempão para crescer, lascam e quebram com facilidade… Calma! Acompanhe as orientações de profissionais para fortalecê-las!

Cardápio nutritivo, garras fortes

Segundo a nutricionista Deborah Torci, a alimentação é essencial para a saúde das unhas. “Dietas radicais contribuem para que elas fiquem fracas e quebradiças. Quando esses sintomas aparecem, já é um sinal de deficiência interna de nutrientes, como proteínas, vitaminas A, B, C, E, além de sais minerais, como zinco, ferro e cálcio, que devem ser consumidos diariamente”, explica.

Os nutrientes dão a força

Vitamina C
É um antioxidante que protege as unhas. Presente na laranja, no limão, na tangerina, no caju, na acerola, no morango e nas frutas vermelhas.

Vitamina E
Faz parte de vegetais de folhas verde-escuras, nozes, sementes, óleos vegetais e grãos integrais.

Vitaminas do complexo B
Contêm biotina – também conhecida como vitamina H, B7 ou B8 –, essencial para manter as unhas fortes e acelerar seu crescimento. “Quando elas descamam com facilidade, pode haver falta deste nutriente, que é encontrado em gema de ovo, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, frango, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, morango, nozes, leite e queijos magros”, conta Deborah.

 

Ferro
É um mineral importante para manter o enrijecimento das unhas. Pessoas com anemia por deficiência do ferro costumam apresentar unhas fracas e quebradiças. Para evitar o problema, é essencial ingerir diariamente alimentos como carnes, ovos, feijão, cereais integrais e vegetais verde-escuros.

 

Cálcio
É essencial para o fortalecimento das unhas, evitando que elas se quebrem. “Encontramos esse mineral em vegetais verde-escuros, sementes de gergelim, abóbora e girassol, tofu, leite e seus derivados”, ensina a nutricionista.

 

Cuidados no dia a dia
Além das carências nutricionais, alguns hábitos podem prejudicar a saúde e o crescimento das unhas. “Atividades rotineiras, como lavar a louça e mexer com produtos de limpeza, e o uso contínuo de esmaltes, por exemplo, podem desidratá-las e enfraquecê-las”, conta a dermatologista Silvia Zimbres. Por isso, a médica sugere o uso de luvas ao executar as tarefas domésticas, principalmente aquelas que envolvem o uso de água e produtos químicos. “Caso suas unhas já estejam quebradiças, aplique uma base fortalecedora”, ensina.

De acordo com Thamires Kina, consultora técnica do Cosmopolish Nail Bar, o costume de roer a unha é extremamente prejudicial, pois a saliva é ácida e provoca o enfraquecimento. “Para deixar as unhas sempre fortes e saudáveis, dê um intervalo de ao menos um dia entre uma esmaltação e outra. Retire o esmalte com removedor, e não com acetona, que é mais agressiva. Em seguida, lave as mãos e aplique creme, óleo de amêndoas ou de cravo, massageando as unhas e as cutículas, para mantê-las hidratadas”, aconselha.

Fonte: Da Redação com Editora Abril.

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