Beleza e Moda

Como combinar maquiagem com a roupa

Atualizado em: 29/05/2015

cores

Uma das grandes dificuldades de quem gosta de make colorido, especialmente nos olhos, é saber como combinar a maquiagem com a roupa. A maquiadora Alice Salazar, autora do livro “De bem com o espelho” (Ed. Belas Letras) diz que não existem muitas regras. “É muito comum dizer que a maquiagem não pode ser da mesma cor da roupa, mas eu, particularmente, não vejo problema nisso”, afirma.

Para as que acham exagerado usar sombra na mesma cor com que está vestida, ela dá outras sugestões de combinações para maquiagem nos olhos, nos lábios e roupas.
Cor da maquiagem x Cor da roupa

Azul: Pode ser usado com todas as cores de roupas neutras, como branco, bege e preto. Se quiser chamar a atenção, vá de laranja que, apesar de contrastante, é uma combinação harmônica. Prefira batons neutros e evite vermelhos.

Dourado: É uma cor que fica bem com várias roupas, como laranja, vermelho, amarelo, preto, nudez, branco… E não há nenhum problema em usar acessórios prateados. Nos lábios, laranja, vermelho e nude são as melhores combinações.

Prateado: Outra cor neutra. Evite roupas brancas e nude, prefira tons como rosa, roxo, azul, verde e preto, que combinam mais. Nos lábios, cor de boca, rosa ou até mesmo o vermelho.

Marrom: É a sombra mais neutra, por isso pode ser combinada com qualquer cor de roupa ou de batom, sem medo.

Preto: Também é uma cor neutra e fica bem com qualquer roupa. Somente o roxo pode ficar muito pesado, pois fecha muito o look. Nos lábios, as cores também estão liberadas, mas evite tons muito escuros como vinho ou marrom.

Vermelho: Vai bem com roupa branca, preta, cinza, dourada, marrom, amarela e laranja. Para contrastar, use sombra vermelha com roupa verde. Nos lábios, prefira um nude ou dourado bem clarinho. Evite batom rosa e vermelho.

Laranja: Combina com roupa branca, preta, dourada, amarela e vermelha. Contrasta com o azul. Nos lábios, use batom nude e evite rosa e laranja.

Amarelo: Para combinar, use laranja, vermelho, dourado, cinza, marrom, preto, branco ou nude. O roxo contrasta. Nos lábios, nude e dourado são combinações mais leves. Laranja e vermelho em tons claros são mais ousados, mas também são boas opções.

Nude: Por ser uma cor neutra, pode ser usado com quase todas as cores de roupa. Evite combinar com branco e tons de cinza claro, pois o look pode ficar sem graça. Nos lábios, abuse das cores em qualquer tom, vermelho, rosa, laranja ou vinho.

Branco: Também é uma sombra neutra e fica bem com qualquer cor de roupa, menos o próprio branco ou bege e nude. Nos lábios, é permitido usar a cor que quiser.

Roxo: Para looks mais suaves, combine com tons de cinza. Para ousar, roupa amarela ou azul. Nos lábios, tons nude são os ideais.

Rosa: Como a cor é chamativa, prefira roupas mais discretas como branca, nude, cinza, preta ou prata. Se for um rosa clarinho, a roupa pode ser azul. Para a boca, evite rosa, vermelho e laranja. Aposte nos tons mais neutros, como nude ou dourado.

Verde: Se quer um visual mais discreto, escolha roupas em tons de preto, branco, nude, cinza ou marrom. Para chamar a atenção, vá de vermelho, que também é uma boa opção para os lábios. Os tons claros de rosa também combinam.

Chumbo: Por ser mais neutra, combina com muitas cores diferentes de roupa, inclusive as mais coloridas, como rosa, laranja, vermelho, azul e verde. Também pode ser usada com vários tons de batons, mas evite os muito escuros.

 

 

Fonte: Da Redação com Bolsa de Mulher

Beleza e Moda