Beleza e Moda

Coleção vencedora do FashionTech entra em fase de produção

Atualizado em: 21/03/2013

colecao_fashiontech_albertosegundo_foto_dayseeuzebio_03

A coleção vencedora da 2ª edição do FashionTech, concurso de novos estilistas promovido pela Estação da Moda, já está em fase de produção. O autor da coleção, o estudante de design gráfico José Alberto de Arruda Melo, acompanha de perto o processo de montagem das peças e diz que está ansioso para ver o resultado final do trabalho. A coleção Candy Craft será desfilada em abril, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

A conquista do primeiro lugar no FashionTech garantiu a José Alberto a confecção dos 30 looks proposto no concurso e a produção do desfile, ambos executados pela Estação da Moda, incluindo material, equipamentos e equipe técnica para produção e execução das peças e toda a infraestrutura necessária a realização do desfile.

José Alberto ganhou o júri do FashionTech  com uma criação minimalista e muito capricho a todos os detalhes. Durante o mês de março, a equipe formada por uma designer de moda, uma produtora de moda, duas costureiras e três estagiárias do curso de Design de Moda do Unipê (Emylene Diniz, Carolina Domingues, Louise Nery) participam do processo de montagem das peças. O desfile acontecerá em abril, em data a ser definida.

O autor da coleção diz que está ansioso para ver os looks na passarela. Ele conta que tem se dividido entre a universidade e o processo de montagem das peças, que faz questão de acompanhar.  “É a primeira vez que algo conceitual criado por mim é construído. Estou ansioso e não vejo a hora de apresentar a coleção. Não pretendo ser tradicional, quero fazer um desfile não convencional”, antecipa.

Inspiração

Para a designer de moda, Lailane Melo, uma das responsáveis pelo corte e modelagem das peças, “a coleção é criativa, sugestiva, com uma tendência doce e romântica”, disse Lailane, que também é instrutora da Estação da Moda.

Não é pra menos. O ganhador do FashionTech conta que a coleção Candy Craft  foi inspirada em doces e dobraduras. “Foi uma aposta que fiz na tendência candy color. Apliquei uma estética de transparência e os recortes vieram da técnica oriental de origamis”, explicou.

O estilo, segundo a produtora de moda Grayce de Farias, lembra a estilista Glória Coelho. “Ela gosta bastante de transparência e recortes, mas todos os looks da coleção criada por Alberto são originais. Percebe-se que foi algo realmente autoral”, comenta Grayce, que também é responsável pelo corte e modelagem das peças. 

FashionTech

Na segunda edição do concurso promovido pela Estação da Moda, 28 trabalhos foram inscritos e dez candidatos selecionados para concorrer à etapa final do concurso. Cada participante escolheu um dos croquis para ser executado e apresentado nesta etapa. As apresentações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho, na sede da Estação da Moda.

Participaram como jurados desta edição a estilista Fernanda Yamamoto, o professor de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Adriano de Leon, a jornalista especialista em moda, Agda Aquino, a gerente técnica da Modateca da Universidade de Pernambuco, Ana Rita Peroba, e o diretor da Estação da Moda, Romero Sousa.

Estação da Moda

É um Centro Vocacional Tecnológico ligado a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Trata-se de um espaço destinado à capacitação tecnológica por meio do ensino profissionalizante de corte e costura em máquinas industriais. Além dos cursos permanentes oferecidos pelo CVT, a Estação da Moda ainda realiza projetos e promove eventos voltados para a capacitação, criação e difusão do setor.

A Estação da Moda fica localizada na Rua Rosário di Lorenzo, Varadouro, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações através do telefone (83) 3218-6160 ou através do e-mailestacaodamodapmjp@hotmail.com.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Estação da Moda, os interessados também podem curtir a página do órgão no Facebook: “Estação da Moda PMJP”.

Assessoria (Foto: Deyse Euzébio)

Beleza e Moda