Beleza e Moda

Calças coloridas: saiba como usar a tendência do verão

Atualizado em: 21/10/2012

cal%C3%A7a_1

As passarelas e as ruas já revelaram que as calças coloridas são as queridinhas do verão. Hits de algumas décadas atrás, as peças marcadas pelas cores fortes e vibrantes voltam a figurar entre as tendências para a próxima estação.

Disponíveis nas mais diversas cores e modelos, as calças coloridas são democráticas e podem ser usadas em produções de diferentes estilos. Por esse motivo, a tendência cai bem para modernas, urbanas, clássicas, românticas, ousadas e elegantes – basta escolher a cor e o modelo perfeito para cada ocasião.
Com o esperado aumento das temperaturas que deve acontecer nas próximas semanas, as cores começam a ganhar espaço no guarda-roupa e invadir as ruas. Então, para que você também possa aderir ao estilo, o TodaEla conversou com as consultoras de moda Ana Paula Lima e Renata Bala que nos explicam melhor a origem da tendência, como incorporar as peças sem errar e, assim, aproveitar o melhor do verão 2013.

Toda tendência tem sua origem e é bastante interessante saber como os diferentes estilos caem no gosto dos fashionistas e alcançam um lugar de destaque no mundo da moda. No caso das calças coloridas, a consultora de moda Ana Paula Lima explica que as peças surgiram e fizeram muito sucesso na década de 1980 e no início dos anos 1990. Porém, foram caindo em desuso e desapareceram nos anos 2000, chegando até mesmo a serem consideradas bregas. Em 2010, as peças coloridas voltaram à tona e foram destaque em várias temporadas.

A especialista Renata Bala ressalta que essa retomada da tendência foi impulsionada em grande parte pelo público teen, que costuma ousar mais no vestuário sem medo de errar. As celebridades também contribuíram nesse processo que trouxe as calças coloridas de volta às principais tendências, já que essas personalidades são referência quando se fala em estilo.

Cores, modelos e tecidos

Como as peças estão em alta, a grande variedade disponível nas lojas torna difícil a tarefa de escolher apenas uma calça colorida para levar para casa.

Segundo Ana Paula Lima, além do jeans, as peças podem aparecer em sarja, malhas, seda e couro, aumentando as chances de que você encontre o modelo ideal de acordo com as suas preferências. Quanto às modelagens, as calças coloridas podem ser de alfaiataria, legging, pantalona, skinny, flare e muitas outras.

Na hora de escolher as cores, não existem muitas regras. A consultora de moda Renata Bala lembra que a tendência do color blocking nos trouxe muitas possibilidades de brincar e combinar as cores para criar looks alegres e cheios de estilo. Segundo ela, a combinação das peças coloridas predominou no street style nas semanas de moda internacionais em 2012, provando que o estilo chegou para ficar.

Ainda sobre as cores, a especialista Ana Paula Lima nos lembra de que existem tons que combinam mais com as produções de inverno e outros que são perfeitos para os dias de calor. As nuances mais sóbrias e fechadas – como marrom, mostarda, azul, vinho, verde-escuro e cinza – são ótimas opções para as temperaturas mais frias. Como a estação que se aproxima traz o melhor dos dias de sol, a consultora de moda recomenda cores abertas e vibrantes como pink, turquesa, amarelo, laranja e verde-bandeira.

Com tantas opções, as peças podem ser usadas por mulheres dos mais diferentes estilos, permitindo que todas aproveitem as calças coloridas para entrar na tendência do verão 2013.

Chegou a hora de combinar

Pode parecer difícil incorporar uma peça de cor vibrante ao guarda-roupa, mas as especialistas explicam que existem várias maneiras de usar o estilo sem errar.

Se você não sabe quais são as melhores peças para compor um look, a consultora de moda Renata Bala sugerem camisas e camisetas brancas, beges e nudes, que são curingas, combinam com tudo e vão bem com as calças coloridas.

Para quem deseja aderir à tendência sem ousar muito nas cores, a dica da consultora Ana Paula Lima é combinar a calça colorida com outras peças e acessórios de cores básicas, como preto, branco, cinza e nude. No entanto, para quem não tem medo de investir nas cores, a especialista também destaca o color blocking e sugere combinações de roxo com laranja ou pink com vermelho.

Para o verão 2013, Ana Paula Lima ainda relembra outras duas tendências que apareceram nas passarelas internacionais: os tons pastel e o look monocromático. Ela indica que os tons pastel ficam ótimos com cores fortes ou até mesmo com o neon. Já o monocromático, como o próprio nome diz, investe em uma produção com apenas uma cor, mas permite variar as tonalidades para criar um efeito visual mais interessante.

Nos pés, as consultoras de moda apontam que as calças coloridas podem ser combinadas com sandálias, sapatilhas e até mesmo scarpins. Ana Paula Lima ressalta que é preciso apenas tomar cuidado com as botas de montaria, que contrastam com o tom forte da calça e cortam a silhueta, resultando em uma combinação perigosa. Já a dica de Renata Bala é prestar a atenção nos calçados estampados para coordená-los adequadamente com o restante das peças.

Uma cor para cada tipo de corpo

Segundo as especialistas, o biotipo de cada mulher deve ser levado em consideração na hora de escolher as cores da produção. As duas consultoras recomendam que aquelas que estiverem acima do peso, tiverem coxas grossas ou quadris largos e quiserem disfarçar essa parte do corpo devem evitar calças muito claras, preferindo usar tons escuros na parte de baixo do corpo. Nesses casos, Renata Bala recomenda as calças em tom de azul-royal ou vermelho, que são mais tradicionais, permitem ótimas combinações e favorecem a silhueta.

Ana Paula Lima ainda lembra que o tom de pele também influencia na escolha das melhores cores, pois elas podem favorecer ou desfavorecer a produção. Segundo ela, mulheres de pele morena podem abusar das cores fortes, enquanto as mulheres de pele muito clara devem evitar cores muito apagadas.

Mais dicas infalíveis para usar as calças coloridas

A especialista Renata Bala lembra que as calças coloridas não são uma opção para o dia a dia, portanto não é o tipo de peça que precisa combinar com o restante do seu guarda-roupa. No entanto, vale a pena investir na peça, pois ela dá um up em qualquer look;
Se ao vestir uma calça colorida você achar muito chamativa, a consultora de moda Ana Paula Lima recomenda dobrar a barra para que a calça fique mais curtinha e amenize o efeito da cor. Outra alternativa é vestir uma blusa de tom neutro com modelagem mais comprida, como camisas ou cardigãs, para sobrepor;
Para compor um look elegante, a dica de Renata Bala é usar os modelos de skinny coloridos combinados com sapatilhas e blusas ou blazeres na altura dos quadris;
Cintos neutros são os mais recomendados para quem deseja quebrar o visual chamativo das calças coloridas, segundo Ana Paula Lima;
Para calças de modelagem flare – com a barra mais volumosa a partir dos joelhos – o ideal é que a peça seja bem comprida e os sapatos tenha a mesma cor da calça. A consultora de moda Renata Bala aponta que o resultado dessa combinação é uma silhueta mais alongada;
A especialista Ana Paula Lima finaliza lembrando que o bom senso é fundamental na hora de aderir à tendência. Se você tiver dúvidas ou não estiver se sentindo segura com a produção, a melhor opção é trocar.

Toda Ela

Beleza e Moda