Beleza e Moda

Benefícios dos chás para a beleza

Atualizado em: 03/09/2013

ch%C3%A1

Um chá quentinho é uma delícia nos dias e noites de inverno. Além de ser reconfortante, uma boa xícara de chá também pode trazer benefícios excelentes para a saúde de acordo com o tipo de erva usada na infusão.

E você sabia que muitos chás também podem proporcionar vantagens para a sua beleza? Chás, incluindo o verde, preto e vermelho, têm sido usados para melhorar a saúde geral e aparência da pele e do cabelo durante séculos.

Ricos em antioxidantes, e propriedades antienvelhecimento e anti-inflamatórias, é possível utilizá-los em seu ritual de beleza diário e também como pequenas emergências de saúde, conforme enumerou um artigo divulgado no The Huffington Post. Confira abaixo:

1. Proporciona brilho aos cabelos

Você pode fazer um enxague nos cabelos com chá verde ou preto, que vai aumentar o brilho de forma natural nos fios. Basta fazer o chá com saquinhos em água fervente por 15 minutos e deixe esfriar por algumas horas antes de usar. Depois é só despejar sobre o cabelo recém-lavado e deixar agir por dez minutos.

2. Alivia queimaduras de sol

Para aliviar queimaduras de sol, basta aplicar compressas frias feitas de saquinhos de chá preto para reduzir a dor e vermelhidão.

3. Alivia picadas de insetos

Para aliviar a dor e inchaços de picadas de mosquito, aplique um saquinho de chá de camomila frio usado diretamente para na área.

4. Reduz o inchaço dos olhos e olheiras escuras

Para reduzir o inchaço dos olhos e até aquelas olheiras de cansaço e noites mal dormidas, dois saquinhos de chá preto aplicados na região podem fazer milagres. A cafeína contida nesse chá ajuda a contrair os vasos sanguíneos sob a pele e elimina o tom escuro em torno da área dos olhos.

5. Reduz o mau cheiro dos pés

Se você sofre com o mau cheiro dos pés, às vezes derivado do uso de certo tipo de sapato, experimente mergulhá-los em uma bacia com chá de ervas. O ácido tânico do chá é tanto antibacteriano quanto antifúngico e, por isso, ameniza o cheiro desagradável. Se feito periodicamente, pode reduzir bastante o problema.

6. Tonifica e hidrata a pele seca

Borrife chá verde em seu rosto (você também pode aplicá-lo com uma bola de algodão), duas vezes por dia para tirar as impurezas, diminuir os poros dilatados e obter um brilho saudável.

7. Melhora a cor do cabelo

Se você está procurando uma alternativa livre de produtos químicos para realçar o tom do seu cabelo, tente usar o chá. Suas propriedades de coloração adicionam brilho naturalmente para loiras ou morenas. Por exemplo, o de camomila é ideal para realçar os reflexos dourados, enquanto o chá preto é ótimo para os cabelos castanhos.

8. Acentua a pele bronzeada

Se você quer fazer com que aquele bronze dure mais tempo, experimente esfregar levemente um pouco de chá preto na sua pele embebido em uma esponja.

Toda Ela

Beleza e Moda