Beleza e Moda

Batom com acabamento mate, verniz, cremoso ou gloss?

Atualizado em: 04/09/2013

batom-matte

Um batom é capaz de transformar a maquiagem. E cada tipo de batom tem um efeito diferente nos lábios. Tudo vai depender da cor escolhida, da textura, do acabamento e, é claro, do que cada pessoa pretende: mais brilho, mais opaco, maior duração… A maquiadora Raphaella Bahia, do Studio Longevitá, no Rio de Janeiro, explica qual a principal diferença entre os principais tipos de batom.

Batom Mate

Fica bem opaco, deixa um aspecto mais seco nos lábios e dura mais, é o que tem melhor fixação. “Você pode passar o mate e depois passar o gloss no centro para dar volume”, sugere. Como ele fixa bem, é bom passar com pincel, marcando o contorno com lápis da mesma cor do batom e depois preenchendo.

Batom Verniz

Deixa um aspecto com mais brilho, mas não tanto quanto como o gloss. Pode ser aplicado da mesma forma que o mate.

Batom Cremoso

Há batons cremosos metálico ou sem brilho. Deixa a boca com um aspecto mais molhado, além de hidratar mais os lábios. E pode ser usado em qualquer ocasião. A forma de aplicar também é a mesma que o mate.

Gloss

Deixa os lábios bem brilhosos, mas dá um ar mais jovial. Ele também aumenta os lábios, deixando com mais volume. “Sua duração não é tão longa e é preciso tirar o excesso antes de aplicar”, diz.

Bolsa de Mulher

Beleza e Moda