Beleza e Moda

Aprenda inglês com os termos da moda

Atualizado em: 02/10/2012

mullet

Mudou a estação, e com ela chegam os novos termos para explicar os modelos, tendências, cortes, aplicações, combinações e tudo o que possa surgir de novidade no mundo da moda. Alguns são apenas para dar uma nova roupagem para algo antigo, outros termos são inéditos mesmo, porém, dificilmente eles aparecem em português.

Para ajudá-la a decifrar essas palavrinhas, veja o nosso dicionário de alguns termos em inglês:

Mullet

As saias mullet ou as blusas mullet são peças que têm a parte da frente mais curta que a parte de trás. O nome é importado do corte de cabelo mais famoso dos anos 1980 – o mesmo de Chitãozinho e Xororó -, comprido na nuca e com a parte da frente repicada e bem curtinha.

Sneaker

A tradução da palavra para o português significa "tênis", mas o termo se tornou popularmente sinônimo para os tênis com salto embutido criados pela estilista francesa Isabel Marant e copiados por marcas de todo o mundo.

Fashionista

Vindo da palavra "fashion", que significa "moda" em inglês, o termo é designado a quem é envolvido com o mundo da moda e um seguidor de tendências.

Bandage

Significa "bandagem" em português. O nome, sinônimo de "atadura" ou "faixa", é o termo usado na moda para saias ou vestidos bem e colados no corpo. Os modelos são geralmente feitos com diversas tiras horizontais de tecido bem elástico. São curtinhos e costumam revelar o corpo, por isso são muito adotados pelas periguetes.

Cropped

Traduzido do inglês, o termo significa "cortado" e é usado para designar camisetas curtinhas que deixam a barriga de fora, assim como as usadas pela personagem Suelen (Isis Valverde), da novela "Avenida Brasil" da Globo. O modelo também pode ser usado por meninas mais comportadas com saia de cintura alta ou uma blusa justinha por baixo. Antes da moda das blusas "cropped" estiveram em alta as calças, ajustadas no tornozelo.

Flare

A calça "flare" é o nome atual dado para as antigas calças boca de sino. Traduzido para o português, o termo significa "alargamento", e é usado por se tratar de um modelo ser justo nas coxas e aberto a partir dos joelhos, com a boca bem larga.

Ladylike

Traduzindo ao pé da letra, a palavra significa "elegante" ou "próprio de damas/senhoras". Na moda, o termo é usado para ser referir a um estilo com ar vintage, inspirado nas roupas usadas nas décadas de 1940 e 1950, com cintura bem marcada e saias volumosas. O estilo costuma ser bem delicado e feminino.

Hi-Lo

É a abreviação de "high low", que traduzido para o português significa "alto baixo". Na moda o termo é usado para se referir a looks que misturam peças caras com outras baratas, ou mesmo peças sofisticadas de festa com outras casuais.

Foto: Mullet, Cropped, Ladylike e Flare

Redação, com Uol

Beleza e Moda