Beleza e Moda

Adubo milagroso: ácido fúlvico é substância que dá pique para malhar

Atualizado em: 19/05/2014

acido9

Anote este nome: ácido fúlvico. Você ainda vai ouvir falar muito sobre ele. É a substância principal de suplementos que estão bombando nas academias dos EUA e da Inglaterra. O motivo do sucesso é que ele aumenta o fornecimento de oxigênio para os músculos durante a atividade física. Ou seja, as pessoas ficam com muito mais pique para malhar. Outra vantagem da substância é que ajuda o organismo a produzir menos ácido láctico, o responsável pelas dores que sentimos quando fazemos muito exercício.

Na natureza, o ácido fúlvico surge no solo a partir da decomposição da matéria orgânica e é absorvido pelas plantas. Nós o ingerimos por meio da alimentação, sobretudo através do consumo de vegetais e legumes.

Além dos benefícios óbvios para quem pratica atividade física, a substância tem outras 1.001 “utilidades”. Funciona como um potente antioxidante, ajuda o organismo a absorver melhor vitaminas e sais minerais, elimina toxinas emetais pesados do corpo, facilita o transporte de nutrientes pelas células e fortalece o sistema imunológico. Por isso, tem sido chamado de “molécula milagrosa” por alguns especialistas.

Estudos mostram que precisamos de pelo menos 90 nutrientes para manter a saúde em dia. “O ácido fúlvico aumenta a permeabilidade das membranas celulares fazendo com que o organismo metabolize melhor essas substâncias”, explica a nutricionista Roberta Lima, da academia Velox, no Rio. Ela ainda não receita o suplemento “por falta de pesquisas que garantam a ausência de efeitos colaterais como uso prolongado”, mas acompanha seu boom no exterior, onde é vendido em forma líquida e tem gosto adocicado. A dosagem diária recomendada pelos fabricantes é pequena, três gotas apenas.

Com a poluição e o aumento do uso de fertilizantes químicos, o solo está cada vez mais pobre em ácido fúlvico, e, consequentemente, os alimentos também. Ou seja, é importante fazer suplementação, mas com cuidado. 

 

 

Fonte: Vogue

Beleza e Moda