Beleza e Moda

A importância de Carmen Miranda na moda brasileira

Atualizado em: 18/02/2013

carmen1

A cultura brasileira é sinônimo de alegria, cores vibrantes, sensualidade  e… Carmen Miranda! A cantora portuguesa de alma brasileira se tornou um ícone de estilo nos anos 40, sendo uma das primeiras referências da moda nacional.

Na década de 40  acontece o apogeu de Hollywood, a Segunda Guerra Mundial e no Brasil, destaque para Carmem Miranda que fez sucesso tanto em terras nacionais como nos Estados Unidos, divulgando a cultura latino-americana.

Foi a primeira brasileira a lançar moda, inclusive nos EUA – o “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas em todo mundo ocidental e ainda hoje influencia muitos estilistas que nela buscam inspiração.

A Importância de Carmen Miranda na Moda BrasileiraCarmen Miranda foi a primeira brasileira a lançar moda internacionalmente. A estrela criou o “Miranda Look” caracterizado principalmente pelo turbante. O estilo foi sensação nos anos 40. Imagem via blog Região dos Vales

A Primeira Fantasia de Baiana

Frutas na cabeça, saias rodadas e muitos colares. Sabia que a primeira fantasia genuinamente brasileira – a daBaiana – surgiu graças à Carmen Miranda?! Criado por Alceu Pena, o famoso traje das folias teve origem lá nos anos 1940, como parte do figurino da artista.

Se hoje se fala em um DNA brasileiro, tão almejado internacionalmente e explorado com maestria por estilistas como Ronaldo Fraga, é lá atrás, com reconhecimento de Carmen Miranda, que ele ganha status e passa de traje típico (muitas vezes encarado até com preconceito) para orgulho nacional.

A Influência de Carmen Miranda na Moda Atual

Se Carmen amava a moda, a recíproca é verdadeira, afinal a moda também ama reverenciar o estilo e beleza de Carmen Miranda. Vira e mexe as fruta e o tropicalismo da artista aparecem em coleções de estilista, editoriais de moda e no looks de artista. Confira abaixo:

Fashion Bubbles

Beleza e Moda