Artes

Artista cria ‘museu aquático’ com esculturas no fundo do mar

Atualizado em: 26/03/2014

museu

O artista Jason deCaires Taylor criou um enorme museu subaquático usando 450 esculturas em tamanho real, que foram colocadas no fundo do oceano em águas próximas a balneários mexicanos. Ele criou um grande museu subaquático chamado Musa, nas águas ao redor de Cancún, Isla Mujeres e Punta Nizuc, no México.

museu1

As esculturas foram feitas com um cimento especial que permite o crescimento de recifes de corais ao seu redor. Ao longo do tempo, as obras de arte atraíram corais, algas e peixes, evoluindo para virar um recife vivo.
Ocupando uma área de 420 metros quadrados, as esculturas têm um peso total de 200 toneladas.
O projeto, financiado por integrantes do Parque Marítimo Nacional, da Associação Náutica de Cancún e pelo próprio Taylor, consiste de 450 esculturas permanentes.

museu3
Instalada em novembro de 2010, a escultura ‘A Evolução Silenciosa’ é um dos trabalhos mais ambíguos de Taylor. As esculturas em tamanho real são feitas com base em pessoas com diferentes tipos físicos.
Os recifes de corais são intrincadas estruturas com um complexo ecossistema, oferecendo uma miríade de locais para que animais habitem ou se escondam. Daí vem sua enorme diversidade.

museu2

O museu é dividido em duas galerias, chamadas Salão Manchones e Salão Nizuc. O primeiro tem oito metros de profundidade e atrai mergulhadores e praticantes de snorkel. O segundo, de quatro metros de profundidade, é limitado ao snorkel.
“Nos últimos 20 anos, nossa geração viveu mudanças rápidas, tecnologicamente, culturalmente e geograficamente. Sentia que isso nos deixava com uma sensação de perda. Meu trabalho tenta registrar alguns desses momentos”, diz Taylor. (Todas as fotos são da autoria de Jason deCaires Taylor)
Fonte:BBC

Artes